Você é novo no mundo dos cursos online e pagamentos digitais? Ainda se sente confuso com alguns termos utilizados na plataforma Cursology?
Não se preocupe! Criamos um glossário completo com os principais termos utilizados por criadores de conteúdo na Cursology. Esperamos que estas definições ajudem você a navegar com mais confiança pelo ecossistema de produtos online! 😊
A
Afiliado
Pessoa que promove cursos e produtos disponíveis, recebendo comissões por cada venda realizada através dos seus links de divulgação. Afiliados geralmente utilizam blogs, redes sociais, e-mail marketing e outras estratégias digitais para promover os produtos.
Área de Membros
Espaço restrito da plataforma onde os alunos têm acesso aos cursos e materiais adquiridos. Na Cursology, a área de membros é totalmente personalizável, permitindo que você aplique sua identidade visual, organize conteúdos por módulos, controle o acesso progressivo às aulas e acompanhe o desempenho dos alunos em tempo real.
Automação
Processo de configurar sistemas para realizar tarefas repetitivas sem intervenção manual.
C
Call to Action (CTA)
Elemento de marketing que incentiva o visitante a realizar uma ação específica, como "Inscreva-se agora", "Garantir vaga" ou "Baixar material gratuito". CTAs eficientes são fundamentais para aumentar as conversões em sua página de vendas ou captura.
Comissão
Valor ou percentual definido pelo criador do produto que determina quanto o afiliado ou coprodutor receberá por cada venda bem-sucedida. Na Cursology, os criadores têm liberdade para definir suas próprias taxas de comissionamento.
Conteúdo Digital
Qualquer produto que possa ser entregue pela internet, como cursos online, e-books, audiobooks, planilhas, templates, softwares, entre outros.
Conversão
Métrica que indica quantos visitantes realizam a ação desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em uma lista. A taxa de conversão é calculada dividindo o número de ações concluídas pelo número total de visitas. Na Cursology, oferecemos painéis para acompanhamento das suas taxas de conversão.
Cookie
Pequeno arquivo de dados armazenado no navegador do usuário que permite o rastreamento de suas atividades online.
CPA (Custo por Aquisição)
Valor médio gasto em marketing para conseguir um novo cliente. Esta métrica é importante para determinar a rentabilidade das suas campanhas de divulgação.
CTR (Click-Through Rate)
Percentual de pessoas que clicam em um link em relação ao total de pessoas que visualizaram esse link. Um CTR alto indica que seu conteúdo ou anúncio está sendo relevante para o público-alvo.
F
Funil de Vendas
Sequência de etapas planejadas para guiar um potencial cliente desde o primeiro contato até a compra final. Na Cursology, ajudamos criadores a estruturar funis eficientes através do registro de todos os eventos que ficam disponíveis para automações.
L
Lead
Banco de dados de contatos (geralmente e-mails) de pessoas que demonstraram interesse nos seus conteúdos ou produtos. Manter uma lista engajada é fundamental para o sucesso de qualquer criador de conteúdo digital. Na Cursology nós registramos em um painel todas as interações de um lead com seu produto. Desde o cadastro do primeiro dado na página de checkout até o acesso ao produto.
Link de Divulgação
URL personalizada gerada pela Cursology que contém um código de rastreamento que permite identificar as vendas geradas por cada link de pagamento.
N
Nicho
Segmento específico do mercado no qual o criador de conteúdo se especializa. Exemplos de nichos na Cursology incluem finanças pessoais, marketing digital, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar, entre outros.
O
Opt-in
Ação voluntária de um usuário ao se inscrever em uma lista de e-mails para receber comunicações de um criador de conteúdo.
Opt-out
Ação de cancelar a inscrição em uma lista de e-mails. A Cursology garante que todos os e-mails enviados através da plataforma incluam opções de opt-out, em conformidade com as leis de proteção de dados.
Order Bump
Oferta complementar de baixo valor apresentada durante o processo de checkout, antes da finalização da compra principal. Esta estratégia permite aumentar o valor médio do pedido oferecendo produtos relacionados que complementam a compra original.
P
Pageviews
Número total de páginas visualizadas em um site ou plataforma.
Pagamento Recorrente
Modelo de cobrança em que o cliente é cobrado automaticamente em intervalos regulares (diário, quinzenal, mensal, trimestral, semestral, anual ou bienal) para manter acesso contínuo a um produto, clube de assinatura ou programa de membros. Na Cursology, oferecemos um sistema robusto de pagamentos recorrentes com gestão automática de tempo de acessos expirados, notificações de cobrança e relatórios detalhados de recorrência.
Pagamento Único
Modelo de transação onde o cliente realiza um único pagamento para obter acesso por tempo determinado ao conteúdo adquirido. É o formato tradicional de venda de cursos online e infoprodutos. A Cursology oferece suporte a múltiplas opções de pagamento único, incluindo cartão de crédito, boleto, PIX e outras modalidades.
Página de Captura
Página web especialmente desenhada para coletar informações de contato dos visitantes, geralmente oferecendo algo de valor em troca, como um e-book gratuito ou uma aula demonstrativa.
Página de Vendas
Página que apresenta detalhadamente um produto ou curso, destacando seus benefícios, conteúdo programático, depoimentos e botão de compra. Uma página de vendas bem estruturada é essencial para converter visitantes em clientes.
Produtor/Criador de Conteúdo
Profissional que cria e disponibiliza cursos e outros produtos digitais na plataforma Cursology. Também conhecido como instrutor ou professor, é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo e definição das estratégias de comercialização.
T
Taxa de Abertura
Percentual de e-mails abertos em relação ao total de e-mails enviados. Esta métrica é importante para avaliar a eficácia das suas campanhas de e-mail marketing.
U
Upsell
Estratégia que consiste em oferecer um produto complementar após a compra do produto principal, aumentando o valor médio de cada transação.
W
Webhook
Ferramenta de comunicação entre sistemas que permite o envio automático de informações quando determinados eventos ocorrem. Na Cursology, disponibilizamos webhooks que notificam seu sistema ou aplicações externas sobre eventos importantes como nova venda, conclusão de curso, solicitação de reembolso, entre outros, permitindo automações avançadas e sincronização de dados em tempo real.
WordPress
Sistema de gerenciamento de conteúdo utilizado para criar blogs e sites.
Tem algum termo que não encontrou aqui? Entre em contato com nosso suporte que ficaremos felizes em ajudar!